A depressão como uma oportunidade

A depressão existe, e nem sempre é percebida. Ela é considerada pela OMS como a doença mais incapacitante do mundo, e precisa se levada a sério.
Quantas vezes não nos vemos morrendo aos pouco por dentro?
Vem aquela sensação de que estamos andando em círculos, ou que estamos subindo e subindo uma montanha, mas nem lembramos dos motivos de tanto sacrifício . Outras pessoas descrevem a depressão como um vazio profundo, como quando caímos num poço escuro e frio, e nos vemos sozinhos, sem luz...e nada faz sentido.
Muitas vezes a depressão surge após a perda de algo ou alguém; perdemos pessoas queridas, predemos um emprego, uma família estruturada, a saúde, um amor, uma amizade. Outras vezes a depressão pode estar permeando a vida desde a infância, quando percebemos que nem tudo é como nos como nos contos de fada.
É triste acompanhar crianças deprimidas, pois ela carregam no peito a insegurança de terem que depender do outro para sobreviverem...e mais triste ainda é perceber que dentro do adulto pode haver uma criança pedindo ajuda por anos e anos, gritando por socorro.
Quando este sentimento de tristeza profunda afeta nossa alma, por mais doloroso que seja, é melhor olhar para ela...olhar com cuidado, com carinho com amor. Olhar para partes de nós mesmos e tentar entender o que nos chama para dentro. Por que estamos sentindo isso? O que há de errado? Estamos morrendo por dentro ou queremos apenas eliminar partes de nossa vida que já não serve mais?
E é ai que as n podem acontecer..... a depressão pode ser uma oportunidade. Uma oportunidade de tentar se diferente, de encontrar novas respostas para velhas perguntas, de olhar o que nos aflige, de encarar os nossos medos, de rever tudo que fazemos até hoje. Ela pode se um sinal de que precisamos continuar nos desenvolvendo...é a alma tentando encontrar um novo sentido, um novo caminho.
Tags: